Como desmamar o bebê
Descubra quando a criança está pronta para desmamar e como agir durante o processo
Foto: Thinkstock
Muitas mães sentem-se pressionadas por seus maridos, parentes, vizinhos, amigos e patrões a desmamar seu filho rapidamente, pois estas pessoas acreditam, erroneamente, que a amamentação prolongada não é natural e pode contribuir para o surgimento futuro de problemas psicológicos sobre sexo para a criança.
Especialistas dizem ser importante o apoio à mulher com relação à amamentação para que esta seja feita por um período adequado. “O apoio tem que vir da família, do companheiro, dos avós, da comunidade, dos empregadores e do governo.”, diz Elsa Regina Justo Giugliani, pediatra e Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde.
Desde 2008, o Governo Federal promove, protege e apoia o aleitamento materno através da Rede Amamenta Brasil, contribuindo para que as mulheres não deixem de amamentar ou façam um desmame precoce, já que de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno deve ser feito por dois anos ou mais.
O momento certo para o desmame
Para saber o momento certo de desmamar uma criança a mãe deve estar ciente que o desmame não é um evento e sim um processo, que faz parte do desenvolvimento da criança, assim como aprender a sentar, andar e falar.O processo de independência da criança com relação à amamentação não deve ser acelerado com artifícios para consolo como chupetas ou brinquedos, pois no momento certo a criança dará sinais de menor interesse pelas mamadas, período em que a mãe deve começar a impor limites.
Quais são os sinais de que a criança está pronta para parar de mamar
- Tem mais que um ano de idade;
- Demonstra menos interesse nas mamadas;
- Aceita outros alimentos;
- É segura na sua relação com a mãe;
- É possível distraí-la com outras atividades.
Como iniciar o processo de desmame
- Só ofereça o peito quando seu filho demonstrar interesse;
- Peça para o pai da criança dar o leite materno ou de vaca (este último apenas se a criança tiver mais de um ano de idade) em um copinho ou na mamadeira – o pequeno deve desvincular o leite da mãe;
- Tente adiar as mamadas distraindo a criança e diminuindo a frequência ao longo do dia;
- No horário das mamadas que estão sendo adiadas e reduzidas, dê sucos naturais, frutas raspadas e papinhas. Procure adicionar pouco sal e açúcar e evitar condimentos artificiais nas papinhas e não dê refrigerantes para a criança pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário